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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Desrespeito ao Consumidor



Qual será o limite dessas empresas inescrupulosas que utilizam mentiras absurdas para vender?

Dá pra adivinhar quando estão agindo de má fé ou simplesmente vendendo, negociando, oferecendo um produto ou serviço com clareza e honestidade?

Pois é...

Perdi minha manhã e algumas horas da tarde nessa briga.

Até agora não acredito no que aconteceu, inadmissível!

Bom, para começo de conversa, devo revelar que além das dezenas de livros mensais que adquiro (ou ganho! rs), também sou assinante de duas revistas: Época e Galileu. Fora as que meu pai também assina: Veja e Super Interessante.

Um pouco exagerado, né?

Hahahaha

Admito que não dou conta de ler tudo...
Justamente pela falta de tempo em acompanhar todo esse conteúdo, essa manhã estava conversando com meus pais sobre cancelar as minhas assinaturas, já que sobra material para leitura aqui em casa.

Por coincidência do destino, sorte ou azar, hoje decidi atender uma das dezenas de ligações diárias que recebemos de centrais de telemarketing.

E, vejam só: era justamente sobre o cancelamento das minhas assinaturas!

Doce engano.

Fui descaradamente enganada e "obrigada" a adquirir um novo produto. Podem me chamar de boba por alguns detalhes, tais como confirmações de dados.
Mas, poxa... eles já tinham todas as informações!
Não era possível tamanho crime contra a minha inteligência e confiança na Editora Globo assim, na cara larga!

Intuitivamente assim que desliguei o telefone descobri a grande farça, o gigantesco abuso que eu havia sofrido no papel de consumidora.

(Logo abaixo segue cópia de tudo o que aconteceu, em detalhes.)

Enviei esta reclamação à Editora Globo, ao site Reclame Aqui e fax ao Procon.

Fora isso, devo procurar o juizado de pequenas causas para mover uma ação contra essa empresa!


Gostaria de deixar registrado aqui também a minha revolta, indignação com todo esse abuso praticado por essas empresas (se é que assim podemos nomear esse tipo de instituição, visto o modo como lucram).


Se até eu que costumo agir com cautela, por alguns instantes, acreditei e confiei meu tempo e meus dados a estes espertalhões, imaginem quantas pessoas caem nesse golpe e nem percebem, ou desconfiam e, por medo, preguiça ou falta de orientação, acabam fazendo vista grossa.
Idosos, pessoas sem acesso à internet ou com dificuldades em efetuar pesquisas em geral, indivíduos sem muito estudo ou simplesmente ingênuas e crédulas a tudo e a todos.


Até quando vamos nos calar diante de tanto desrespeito?

Juro que se nessa ligação, ao invés de mentiras deslavadas tivessem me oferecido o produto de forma clara, apresentando suas vantagens e facilidades de pagamento, era bem provável que eu o adquirisse, sim!

Mas atitudes assim, enganosas e aproveitadoras, são totalmente repugnantes e merecem pagar caro!


Eu estou dos dois lados, sou consumidora ativa no mercado e sou também responsável pela comercialização de diversos produtos e serviços.

Conheço muito bem os direitos, deveres e limites de ambas as partes, e jamais irei me calar diante de qualquer situação similar a esta que infelizmente vivi hoje.


Fica aqui o alerta para todo o tipo de consumidor e, por que não, empresas que querem vender o seu peixe!
Atenção ao produto que está sendo vendido, prazos de entrega, pagamento, defeitos e tantas outras dores de cabeça que, infelizmente, estamos sujeitos.

(importante ressaltar que após o acontecido, após descobrir a fraude, encontrei muitas outras reclamações e abusos sofridos como no meu caso, inclusive praticados pela mesma empresa)

Fiquemos de olho em tudo e em todos, e busquemos a justiça sempre!

Segue meu “pequenino” relato enviado aos órgãos responsáveis e divulgado na internet para que situações como estas sejam menos freqüentes no nosso cotidiano.






"Sou assinante da Editora Globo, pela qual recebo duas revistas (Revista Época e Galileu).
O contrato de um ano está acabando, por essa razão eu estava aguardando contato da Editora para cancelamento ou renovação da assinatura, como de costume.

Hoje de manhã (28/01/11) recebi uma ligação onde a telefonista (Srª Yasmin) disse que o contato era referente ao bloqueio da renovação automática dessas assinaturas (a minha intenção era justamente encerrar a assinatura dos produtos da Ed. Globo), porém eu ainda teria que pagar seis parcelas no valor de R$ 47,90 referente ao encerramento do contrato e, como “brinde”, receberia o kit Receitas Ilustradas.
Questionei a obrigatoriedade do procedimento e ela confirmou, disse que era da empresa Editorial SP, prestadora de serviços da Editora Globo e, conforme o contrato que assinei por um ano com a mesma, eu ainda tinha esse débito antes do cancelamento definitivo da assinatura.
A atendente fez com que eu confirmasse absolutamente todos os dados, simulando o cancelamento das assinaturas. Relutei em confirmar informações do meu cartão de crédito (inclusive ela possuía os dados do meu cartão, só pediu que confirmasse os 4 últimos números e o 3 dígitos de segurança), quando discordei ela disse que era obrigatório para o procedimento no sistema, para o cancelamento de futuras cobranças. Por fim, informou que eu continuaria recebendo normalmente minhas revistas até o fim do contrato.
Antes do encerramento da ligação, a (suposta) supervisora foi transferida para falar comigo, confirmando os dados que sua funcionária havia coletado, explicando que o “Kit” Receitas Ilustradas chegaria à minha residência em um único lote, diferente das revistas que são semanais ou mensais. A própria supervisora confirmou que o procedimento era para o cancelamento de futura renovação automática com a Ed. Globo, e que o “Kit” que eu iria receber era um brinde, mesmo eu informando que não havia solicitado.
Por fim informou o telefone da empresa caso eu tivesse alguma dúvida (011 3020-2700) e que o nome da empresa em algum documento poderia aparecer como Login Network.

Por segurança e desconfiada, em seguida entrei em contato com a Editora Globo, no telefone 11 3362 2000, responsável direta pela assinatura das revistas.
Confirmei com a atendente Andréa a vigência das minhas assinaturas e os débitos contratuais que eu ainda possuía com a empresa. Fui informada que meu contrato iniciou no mês de junho de 2010 e se encerraria em setembro de 2011, sendo que meu débito era de apenas duas parcelas no valor de R$ 33,90 (valor que sempre foi debitado da minha conta corrente automaticamente, pois eu havia autorizado), informou ainda que no sistema da Editora Globo não havia absolutamente nada referente ao bloqueio de renovação do meu contrato, assim como o “Kit Promocional” e as parcelas remanescentes informadas pela Empresa Editorial SP não estava registrado.

Minutos depois a primeira atendente (da empresa Editorial SP - Login Network), Srª Yasmim, entrou em contato novamente para confirmar algum dado sobre a bandeira do cartão, foi quando a interrompi e informei que eu havia ligado para Ed. Globo e as informações fornecidas anteriormente por ela não estavam de acordo, ela havia me vendido um produto pelo qual eu não tinha interesse, utilizando de má fé o nome e o serviço de outra Editora, pedi a ela um nº de protocolo ou contrato que identificasse aquela venda. Solicitei também o cancelamento da cobrança e envio do Kit, pois não foi devidamente esclarecido. A atendente foi rude e disse que não era possível, o processo estava “em aberto” no sistema, e eu havia inclusive confirmado os dados, disse que estava tudo gravado. Perguntei então se deveria procurar minha administradora de cartão para bloquear essa transação, a (anteriormente simpática) Srª Yasmim foi extremamente irônica, grosseira e debochada, depois simplesmente desligou o telefone na minha cara.

Entrei em contato com o telefone que me foi fornecido gentilmente na 1º ligação (011 3020-2700) onde atenderam em nome de Login Network. Falei com a Srª Andressa, expliquei a situação e solicitei o setor de cancelamento/reclamações. Ela me informou que não havia esse setor e que eu deveria aguardar, pois a supervisora entraria em contato comigo por telefone.

Estou até agora aguardando, me sinto lesada.

A empresa Editorial SP (na verdade nem sei se essa empresa existe, encontrei com esse mesmo telefone empresa com outro nome, Editora3.... porém com o nome de Login Network infelizmente encontrei inúmeras reclamações do mesmo tipo) me vendeu um produto utilizando a minha assinatura com a Editora Globo, fingindo confirmar dados para cancelamento, quando na verdade estavam me vendendo um novo produto, gerando uma nova cobrança (num total de R$ 287,40 dividido em 6 parcelas), fora o débito que tenho com a Editora Globo, pelo qual eu realmente aderi, assinei um contrato e estava amplamente satisfeita.

Agora eu pergunto: qual o vínculo entre essas empresas?
A Ed. Globo forneceu meus dados para essa “prestadora” de serviço (inclusive do meu cartão), então também deve ser responsabilizada pelas vendas embutidas e absurdas utilizando o seu nome?
Quero continuar com as minhas assinaturas até a data determinada (set/11), mas deixo claro que não irei renovar o contrato e muito menos pagar por um livro de receitas!



Aguardo contato ou acordo, antes de procurar o Procon ou até mesmo mover uma ação contra a(s) empresa (s), não somente pelos valores, mas também por danos morais."


2 comentários:

francisco lang disse...

ola isabela!
recebi a mesma ligacao e tb fiz a besteira de confirmar os dados...mas entrei em contato com a operadora do meu cartao e nao reconheci a compra, o valor vai ser extornado e essa tal editora parou de ligar. ja tentou isso?

abracos.
Francisco Lang

† Isa Bela † disse...

Oi, Francisco!!

No meu caso foi a falta de confirmação da bandeira que impediu a finalização da venda. Claro, meus contatos posteriores com as empresas envolvidas também evitou qualquer tipo de cobrança.

Abraços e boa sorte a todos os consumidores!!